quarta-feira, 13 de maio de 2015

Resenha: Divergente Livro e filme

Olá, leitores queridos!
Como prometi a algum tempo, aqui estou eu com mais uma resenha para vocês!



Hoje vou falar sobre o livro e filme Divergente...
..........

A história começa na “versão futurista” da cidade de Chicago. Uma cidade que devido a uma grande desordem da humanidade, resolveu se dividir em 5 facções. Facções? Sim, facções. São como divisões dentro do povo. Cada facção tinha o seu papel na sociedade, cada uma tinha suas regras e normas, suas crenças, seus princípios.



A erudição era a facção que zelava pelo conhecimento e a sua busca incessante. Eram os cientistas e inovadores de tecnologias. Eles criam que a grande desordem e violência que viveram antes, eram por causa da ignorância. A audácia  era a facção responsável pela segurança dentro da cidade. Muitas vezes rudes e duros, os integrantes da audácia viviam se aventurando a fazer coisas incrivelmente malucas, como pular de trens em movimento, ou até mesmo se jogar de prédios de sete andares sem saber o que tem no fim de tudo. Eles culpavam a covardia de ter sido a verdadeira razão da desordem. Sua aparência era intrigante como eles: roupas pretas, tatuagens e milhares de piercings  pelo corpo. A abnegação  era a facção que cuidava de pessoas sem-facção, de pobres e de necessitados. Eram o tipo de pessoas que tirariam suas próprias roupas para dar a uma pessoa que não tem. Zelavam pelo altruísmo a cima de tudo, e achavam que a grande culpada foi  o egoísmo. A amizade era a  facção mais pacifica de todas. Não se envolvia com as decisões políticas da cidade por medo de possíveis discórdias. Trabalhavam na terra e em plantações, e eram os responsáveis pelo alimento da cidade. Culpavam a agressividade. E por fim  a Franqueza. Era a facção que zelava pela verdade a cima de tudo. Achavam que o grande problema foi a duplicidade.

E é diante do dilema “qual facção escolher” que Beatrice Prior, uma jovem de dezesseis anos se encontra. Ela nasceu na Abnegação, mas não quer continuar lá para sempre. Ela está prestes a fazer a escolha da vida dela. E logo terá de se separar da família, afinal, “facção antes do sangue”. Beatrice faz o seu teste de aptidão para ver em qual facção se encaixa, mas para a sua surpresa(e terror) seu resultado é inconclusivo...Ela é uma Divergente!

Mas Beatrice decide escolher e a mais arriscada facção, ela vai para a audácia. Seu primeiro desafio era passar na iniciação, o que era extremamente arriscado, pois se você não morresse, ou não conseguisse uma pontuação boa, virava um sem-facção. O destino mais temido por Beatrice, mais até do que a própria morte. Lá ela muda seu nome para Tris, e decide começar sua vida de novo. Até que ela conhece Quatro, seu instrutor misterioso. Ele fará parte das escolhas de Tris, estará com ela em seus melhores momentos, e em seus mais tenebrosos também...



Veronica Roth (a autora do livro) sem dúvida se superou com esse livro. Por ser o seu primeiro é lógico que tiveram alguns buracos, mas eu particularmente AMEI a série. Li Divergente, Insurgente e Convergente nesse meio tempo que fiquei afastada do blog, e agora só falta o Quatro(o quarto livro da série).
                                     

O filme se diferenciou muito do livro. Em alguns aspectos ficou muito bom, mas em outros...
Uma das questões é: classificação indicativa do filme é de 13 anos, mas não precisava ter tirado as cenas que, por exemplo, fazem a alma e a base de todo o relacionamento da Tris com o Quatro. Ou que mostra a razão de algumas inimizades de Tris. E muitas(muitas mesmo) outras coisas que o diretor tirou. Outro erro foi ter tirado tantos personagens importantes do filme, como se eles nem existissem. 
Muitas pessoas comparam Divergente com Jogos Vorazes.Mas na verdade, um não tem nada a ver com o outro, isso é apenas um resultado de os dois serem distopias, pois a maioria das distopias se parecem. Eu, particularmente aposto muito mais em Divergente do que em Jogos Vorazes! 

Eu assisti primeiro ao filme, pois não conhecia a série. Me apaixonei! Mas depois que li o livro...Tudo mudou...

Editora: Rocco Jovens Leitores
Autora: Veronica Roth
Estilo literário: Distopia
Páginas: 502
Tempo em que li: 3 dias

Classificação:
Melhor livro da vida!
A minha classificação pode parecer precipitada ou maluca para alguns, que criticaram muito o livro e o filme. Mas eu vi muita gente criticando o livro Divergente, e falando que era cheio de buracos na história, sendo que nem Insurgente e Convergente tinham lido ainda. Eu posso até criticar o filme, mas o livro continua sendo o melhor que já li em minha vida.(Me refiro a Divergente e o resto da série.)Então, não tire conclusões precipitadas sobre o livro, leia o resto e se apaixone!

....................

Espero que tenham gostado da resenha!
Um grande beijo, e até o próximo post!
...Ana Terra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...